Labels

5 de agosto de 2012

ESTUDANTES BRASILEIROS CONQUISTAM MEDALHAS DE OURO, PRATA E BRONZE NA BULGÁRIA

A competição reuniu estudantes das universidades mais prestigiosas do mundo 



Estudantes brasileiros conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 19a. Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC) na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária. 

Renan Henrique Finder, Matheus Secco, Hugo Fonseca Araújo da PUC-Rio e Davi Lopes Alves de Medeiros da UFC conquistaram as medalhas de ouro (First Prize). Além das medalhas de ouro, os representantes brasileiros conquistaram outras 11 medalhas, sendo duas de prata (Second Prize) e nove de bronze (Third Prize). 

Neste ano, a competição contou com a participação de 318 estudantes representando mais de 70 instituições de ensino superior de todo o mundo. A delegação brasileira foi composta por 23 alunos das equipes olímpicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto Militar de Engenharia (IME), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Unicamp, Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e USP de São Carlos, lideradas pelos professores Samuel Barbosa Feitosa de Salvador (BA) e Fábio Dias Moreira do Rio de Janeiro (RJ). 


A competição, que reúne talentos universitários para a matemática, é extremamente desafiadora. Os participantes devem resolver duas provas aplicadas em dois dias consecutivos com um tempo de cinco horas cada dia. As provas, que devem ser resolvidas em idioma inglês, incluem questões dos campos da álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores. 

“O desempenho cada vez mais sólido alcançado pelo Brasil na IMC reflete a excelência do trabalho de preparação olímpica que vem sendo realizado desde a base pelas nossas equipes, e que é coerente com o desenvolvimento cada vez mais robusto da matemática brasileira em nível de pesquisa”, afirmou o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, Carlos Gustavo Moreira. 

Histórico da competição 

O Brasil participa da competição desde 2003, conquistando desde então um total de 99 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), 16 de ouro (First Prize), 31 de prata (Second Prize) e 51 de bronze (Third Prize). 

Os estudantes brasileiros foram selecionados através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil. 

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT–Mat). 

Fonte: OBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procurando Algo? Pesquise Aqui!