Labels

29 de outubro de 2011

ENEM - Ideia boa que nunca vai dar certo

Algumas pessoas dizem que o ENEM é um "nivelamento por baixo" da educação básica brasileira. Eu mesmo tinha os pés atrás uns dois passos com relação a esta prova, mas depois de assistir uma palestra do professor Othon Dantas, UFC, na abertuda da Semana da Matemática da UVA 2011, vi que, na verdade, é uma ideia muito boa.

A elaboração das questões da prova tem todo um estudo, um  preparo. Não é tão simples como parece. De fato, a "técnica" empregada faz com que se tenha uma boa medição do conhecimento do aluno acerca dos conteúdos do ensino básico.

O problema que vejo é na execução. Na aplicação da prova. É muita ingenuidade achar que num país desse tamanho a mesma prova vai ser aplicada e só tem gente "santa" fazendo papel de guardião. É óbvio que alguém vai meter os pés pelas mãos. E não pense que o caso do colégio Christus é o único não. Já ouvi dizer que no ano passado aconteceu a mesma coisa no mesmo colégio. E na minha visão, este caso é o que foi divulgado. Isso deve ter acontecido aos montes em muitas outras cidades do país.

Desta forma, levando em conta o mundo "perfeito" em que vivemos, essa prova nesses moldes de execução, NUNCA VAI DAR CERTO. Pode até chegar o dia em que as tramóias sejam perfeitas ou não sejam descobertas. Mas sempre vai haver o tal "vazamento", não se iluda.

Fonte: Blog Altamente Coisativo

Um comentário:

Procurando Algo? Pesquise Aqui!