O piso salarial dos professores da Educação Básica, na rede pública de ensino, é memorável e inesquecível vitória da categoria, conquistada em julho de 2008, depois de uma longa e obstinada luta das entidades sindicais dos trabalhadores em educação. Neste contexto está o Sindicato APEOC.
Segundo registros históricos, a ideia de piso salarial para os professores do antigo ensino primário surgiu e foi tema de discussão pela primeira vez, na “Câmara dos Senadores do Império do Brasil”, na época Monarquia governada por Dom Pedro II. Posteriormente, no período republicano, por diversas vezes, piso salarial de professor, foi lembrado no Congresso Nacional. Mas, somente com a promulgação da chamada Constituição Cidadã de 88, o piso salarial dos professores foi
previsto no texto constituição, estabelecendo: valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério, com piso salarial profissional e ingresso, exclusivamente por concurso público de provas e títulos.